Hoje é DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON. Veja o vídeo de perguntas frequentes de doentes de Parkinson e as respostas dos especialistas!

Hoje é DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON e para celebrar a APDPK pensou na iniciativa de recolher as perguntas mais frequentes de doentes e cuidadores, colocando-as posteriormente a dois médicos especilistas na doença de Parkinson. Este é o resultado! Assista ao video! Esperamos que esta informação lhe seja útil!

Recordamos que a APDPK estará sempre aqui para ajudar doentes e cuidadores. Fale connosco, venha até nós!

Conferência “Devem os doentes neurológicos ser vacinados para a COVID-19?”

O Campus neurológico Sénior irá organizar, no próximo dia 6 de Fevereiro, uma conferência dedicada ao tema: “DEVEM OS DOENTES NEUROLÓGICOS SER VACINADOS PARA A COVID-19?”

A Conferência contará com a presença de médicos neurologistas, entre eles, o Sr. Prof. Joaquim Ferreira.

Deixamos abaixo os links para acedererem:

Link do Canal – Transmissão em directo:

https://youtu.be/svaAhCtOMmc

Link do zoom – participação online na videoconferência

https://us02web.zoom.us/j/86567592309

Link do website

http://www.cnscampus.com/pt/noticias/devem-os-doentes-neurologicos-ser-vacinados-para-a-covid-19

Lançamento da Plataforma “Ser Maior”

A APDPk esteve hoje presente no lançamento da Plataforma Ser Maior, que irá disponibilizar conteúdos com informação científica na área do Envelhecimento Activo e Longevidade com Qualidade. É um local de partilha de conhecimento, mas também de georreferenciação  de recursos locais de apoio a nível nacional ( com informação que pode ser actualizada pelos próprios) e de interacção entre os utilizadores.

Neste momento, podem lá encontrar-se cerca de 70 entidades, mas muitas mais integrarão este projecto ao longo do tempo.A APDPk dá os parabéns à Fundação AGA KHAN pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido. 

Clique aqui para aceder ao site:  https://sermaior.pt/home

Estudo Internacional sobre o acesso a cuidados de saúde e a utilização de tecnologias digitais em saúde para pessoas com doença de Parkinson

O CNS – Campus Neurológico, apoiado pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), está a participar num estudo internacional para compreender as experiências de pessoas com doença de Parkinson no acesso aos cuidados de saúde em vários países da Europa e no Canadá e para perceber a aceitabilidade da utilização de tecnologias digitais em saúde na gestão da doença de Parkinson.

O estudo consiste em dois questionário online, cada um com cerca de 20 minutos. A participação é voluntária e não exige o preenchimento dos dois questionários.

Se foi diagnosticado com doença de Parkinson e deseja participar, clique nos links para obter mais informações sobre o estudo e aceder aos questionários.

Questionário online: Acesso a serviços de saúde para pessoas com doença de Parkinson

Link: https://www.soscisurvey.de/iCare/?q=iCare_AHS

Questionário online: Aceitabilidade de tecnologias digitais em saúde para a doença de Parkinson

Link: https://www.soscisurvey.de/iCare/?q=iCare_DHT

Feliz Natal

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson deseja a todos um Feliz Natal com saúde e tranquilidade. Este Natal queremos fazer do longe perto, por isso, contacte-nos, pois temos projectos a decorrer que o poderão ajudar. 

Deixamos uma mensagem para todas as pessoas com parkinson e seus cuidadores. Conheça mais uma história de quem vive esta doença de bem perto, veja as dicas da nossa psicóloga e os projectos que a APDPK está a desenvolver:

FELIZ NATAL!

Projecto “Lado a lado”

É com muito entusiasmo que iniciamos no mês de Dezembro o projecto “Lado a Lado”. Este projecto visa essencialmente dar apoio psicológico gratuito aos associados de todo o país. Deste modo, para quem tem acesso às novas tecnologias, teremos um grupo de apoio exclusivo para cuidadores, via zoom. O primeiro grupo arrancou já no dia 5 de Dezembro. 

No primeiro trimestre, arrancará o grupo de apoio exclusivo a pessoas com Parkinson.

Porém, este projecto não exclui as pessoas sem acesso às novas tecnologias. Pelo contrário, a base do projecto é dar apoio a essas pessoas, sobretudo numa época em que se exige algum distanciamento social, estarmos presentes é fundamental.

Desta forma, se necessitar de apoio psicológico, também temos esses serviços disponíveis e gratuitos via telefone. 

Se quiser participar nestas actividades, por favor contacte a nossa sede através do email: secretariadoparkinson@gmail.com ou do telefone 939 053 378.

Este projecto conta com o apoio da Zambon, que acreditou que esta iniciativa iria ajudar quer pessoas com Parkinson, quer cuidadores.

Comunicado APDPK

Devido à situação da Covid-19, a APDPk faz atendimento presencial mediante marcação. Estamos ligados via telefone 939053378 ou via e-mail secretariadoparkinson@gmail.com

Para pagamentos de quota anual pode fazer transferência para:

NIB 0007 0030 0005 2800 0183 7

Obrigada