Conferência “Devem os doentes neurológicos ser vacinados para a COVID-19?”

O Campus neurológico Sénior irá organizar, no próximo dia 6 de Fevereiro, uma conferência dedicada ao tema: “DEVEM OS DOENTES NEUROLÓGICOS SER VACINADOS PARA A COVID-19?”

A Conferência contará com a presença de médicos neurologistas, entre eles, o Sr. Prof. Joaquim Ferreira.

Deixamos abaixo os links para acedererem:

Link do Canal – Transmissão em directo:

https://youtu.be/svaAhCtOMmc

Link do zoom – participação online na videoconferência

https://us02web.zoom.us/j/86567592309

Link do website

http://www.cnscampus.com/pt/noticias/devem-os-doentes-neurologicos-ser-vacinados-para-a-covid-19

Lançamento da Plataforma “Ser Maior”

A APDPk esteve hoje presente no lançamento da Plataforma Ser Maior, que irá disponibilizar conteúdos com informação científica na área do Envelhecimento Activo e Longevidade com Qualidade. É um local de partilha de conhecimento, mas também de georreferenciação  de recursos locais de apoio a nível nacional ( com informação que pode ser actualizada pelos próprios) e de interacção entre os utilizadores.

Neste momento, podem lá encontrar-se cerca de 70 entidades, mas muitas mais integrarão este projecto ao longo do tempo.A APDPk dá os parabéns à Fundação AGA KHAN pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido. 

Clique aqui para aceder ao site:  https://sermaior.pt/home

Projeto Pára Quedas

Vamos iniciar o projecto Parkinson Pára-Quedas, que tem como objectivo capacitar pessoas com Parkinson com informação e conhecimento suficiente para gerir a prevenção e a recuperação de episódios de quedas. Um Projecto financiado pela Bial que procura contribuir para reduzir o impacto e frequência de quedas em doentes de Parkinson. Para mais informação contacte: parkinsonsede2@gmail.com



https://youtu.be/DHVSf0jURYI


Riscos e benefícios das atividades na água na doença de Parkinson | Videoconferência | 15 agosto

As atividades aquáticas estão associadas a efeitos positivos na doença de Parkinson,  no entanto podem estar também associadas a riscos para a segurança do doente.

No próximo dia 15 de Agosto, o CNS irá realizar uma conversa em videoconferência, moderada pelo Prof. Joaquim Ferreira, neurologista e diretor clínico do CNS, dedicada ao tema Riscos e benefícios das atividades na água na doença de Parkinson”.

A videoconferência contará com a presença da Fisioterapeuta Daniela Guerreiro, da Fisioterapeuta e Investigadora Maria Neves e de um doente de Parkinson. Serão discutidos os riscos e benefícios desta actividade e partilhados dados dos estudos realizados e que estão a decorrer no CNS, sobre a capacidade para nadar de pessoas com doença de Parkinson

Esta conversa online destina-se a toda a comunidade com interesse nesta doença, incluindo doentes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

Pode assistir em directo no Canal CNS. 
Para participar é necessário ter Plataforma Zoom, e aceder aqui.





Convidamos todos a assistir.

Agradecimento

No passado sábado dia 11 de Abril assinalou-se o dia Mundial da doença de Parkinson. Em tempos de pandemia também é importante não esquecer das doenças crónicas que lutam lado-a-lado com a Covid-19 e pensar que na bonança que se seguirá.

Agradecemos, por isso, a todos os que nos ajudaram a assinalar este dia, ajudando-nos a viver com mais serenidade estes tempos de pandemia e a apoiar os associados – estando presentes, mesmo estando longe:

 – aos delegados e suas equipas, sempre presentes nas suas delegações. Um agradecimento especial ao sr. Fernando que disponibilizou o seu testemunho como cuidador;

  – aos nossos associados com Parkinson que dão o seu testemunho nas nossas produções de conteúdos para que a informação chegue à comunidade promovendo o conhecimento sobre a DP e uma abordagem positiva à doença;  

 – aos terapeutas que colaboram com a APDPk e que têm ajudado os nossos associados nas terapias a distância;

 – Ao nosso Conselho Científico sempre disponível;

 – Um agradecimento especial ao Prof. Dr. Joaquim Ferreira, ao Prof. Dr. Rui Vaz, ao Prof. Dr. Miguel Coelho pela sua sempre disponibilidade;

 – ao desafio lançado pelo Prof. Dr. Joaquim Ferreira para participar na VideoConferência via zoom – “Tratar a Doença de Parkinson em Tempos de Pandemia”

   – às instituições que nos ajudam a levar a informação a cada vez mais pessoas, nomeadamente, este ano, à Medtronic,  à Bial, e às equipa de realização dos vídeos;

 – à Maria e à Barbára por levarem a nossa mensagem aos meios de comunicação ( não nos esquecemos da Ana);

   – às nossas voluntárias Rafaela Ferreira e Madalena de Oliveira Bettencourt;  

 – à Ana Ferraz pela sua sempre disponibilidade.

No dia 14 de Abril, a APDPk celebrou o seu 36º aniversário. E, por isso, também gostaríamos a todos que ao longo dos anos nos ajudaram a apoiar ao nossos associados:

 – às várias Direcções Nacionais, aos membros dos Órgãos Sociais e às várias equipas de delegações que ajudaram a APDPk a crescer. Um agradecimento especial ao Sr. Vítor Tavares, à Sra. Isabel Reis e ao Sr. José Castanheira;

 – aos membros do nosso Conselho Científico, sempre activos e disponíveis;

 – aos médicos, terapeutas, psicológicos e assistentes sociais que ajudaram a APDPk a estar mais próximo dos associados, 

 – à FaF Advogados;

 – às instituições parceiras, que ao longo dos anos, nos ajudaram a criar conteúdos e a distribuí-los;

 – às outras associações de doentes que lutam ao nosso lado pela melhoria da qualidade de vida das Pessoas com doença Crónica;

 – aos nossos voluntários em todo o país

 – ao secretariado.

A todos, o nosso muito obrigada

A Direcção Nacional

Hoje é… DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON

“Devido à pandemia de Covid-19 tivemos de cancelar quase tudo”, mas nada nos faz cancelar a vontade de assinalar um dia que o calendário diz ser “especial” para a doença de Parkinson.

Para celebrar a efeméride a APDPK desenvolveu um vídeo em conjunto com a  Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC), a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMOV), a CNS Academy, Doentes e Cuidador, porque na verdade estamos todos unidos pelo Parkinson.

#UniteForPArkinsons

Veja o vídeo:

Videoconferência – Amanhã

Como forma de celebrar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, o CNS – Campus Neurológico organiza, amanhã, dia 11 de Abril, às 16h, uma conversa, num formato de videoconferência, destinada a toda a comunidade com um interesse nesta doença (doentes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde) centrada no tema “Tratar a doença de Parkinson em tempos de pandemia”. 

A conversa está aberta à participação de todos. Será moderada pelo Professor Joaquim Ferreira, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e diretor clínico do CNS e contará com a presença do Sr. Rui Camilo, da Dra. Ana Botas (Presidente da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson) e da Professora Leonor Correia Guedes, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Presidente eleita da Sociedade Portuguesa de Doenças de Movimento.


> A videoconferência será transmitida via plataforma Zoom. Para aceder basta carregar no seguinte link :

https://zoom.us/j/609948149?pwd=a0lEeEhEbmlqbVpNM2FYdXI4NmMyZz09 

Insira os seguintes códigos:

Meeting ID: 609 948 149

Password: 038428