home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
Ajude a APDPk
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias
 
 
“Limitações da mobilidade funcional na doença de Parkinson: perspetiva de doentes e profissionais de saúde”


CNS – Campus Neurológico, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, está a desenvolver um projeto que tem como objetivo investigar a perspetiva dos doentes de Parkinson (DP) e profissionais de saúde sobre o impacto das limitações da mobilidade funcional na vida diária.



A mobilidade funcional é a capacidade das pessoas para se movimentar, realizar as atividades da vida diária ou simplesmente para se deslocarem em casa, no trabalho e na comunidade. Este conceito inclui tarefas como a marcha, transferências ou subir um lance de escadas, contribuindo grandemente para a qualidade de vida dos doentes. As alterações da mobilidade e funcionalidade são comuns na doença de Parkinson e contribuem significativamente para a deterioração da independência e qualidade de vida dos doentes. 



Neste estudo, a contribuição dos participantes consiste na disponibilização para responder a uma entrevista individual para recolher dados demográficos e clínicos e posterior participação numa entrevista de grupo (com duração máxima de uma hora), na qual será discutido o tema do impacto das limitações da mobilidade funcional na doença de Parkinson.



Encontra-se atualmente a decorrer a fase de recrutamento de doentes com diagnóstico de doença de Parkinson para colaborar no estudo. Se desejar participar ou saber mais informações sobre o estudo pode contactar:



[email protected]


 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados