home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
Ajude a APDPk
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias
 
 
A Delegação de Leiria esteve na ETPA de Pombal
 

(.../...) Conhecedores da falta de conhecimento dos cuidados a ter com estes doentes por parte de médicos, sim é verdade, médicos, enfermeiros e de auxiliares, foi para nós uma satisfação dar a conhecer as dificuldades ou a diferença como devem ser tratados os Doentes de Parkinson - (DP).

Foi perante uma plateia de cerca de 50 alunos bastante atenta, quanto interessada, que a jovem Daniela Ferreira, a quem saudamos pela coragem e a determinação com que meteu mãos a esta obra, abriu a sessão.

Depois de agradecer a forma como a Delegação de Leiria mostrou interesse desde o primeiro contacto, em participar, apresentou os oradores.

- Carlos Jordão (secretário da Deleg. Leiria), que falou na primeira pessoa das dificuldades dos D.P., assim como da doença, nomeadamente da cirurgia DBS. 
- De Alice Fonseca (tesoureira) que falou das actividades da Deleg., do apoio aos doentes, bem como no papel de cuidadora.

- De Ana Neves, Terapeuta da Fala da Delegação de Leiria que transmitiu todo o seu saber, perante uma plateia atenta, participativa e desejosa de saber mais,
- Da professora e coordenadora do curso Patrícia Aboim, que moderou os trabalhos, 
- Do nosso associado José Ascenso que falou igualmente das dificuldades da vida de um DP, e ainda de Carla Nunes (filha de um associado), que prestou ainda informações como cuidadora, na primeira pessoa, no caso do pai, também ele associado.

Já perto do final o Coordenador Pedagógico, professor João Paulo, não quis deixar de estar presente, e fez questão de cumprimentar os membros da nossa Delegação e agradecer a nossa presença e que tal como nós, acha da maior importância acções como a que realizamos para os jovens que frequentam o curso de Técnico Auxiliar de Saúde.

Ficou ainda acertado, deslocarem-se à Marinha Grande para verem a nossa (modesta), sede e participarem numa das actividades das terças-feiras na ESEL. Por fim, fez questão em oferecer a cada um de nós uma pequena lembrança para marcar a nossa visita.

Foi uma manhã bem interessante e... produtiva!

 

Oxalá possam pôr em prática os conhecimentos que passamos!

Obrigado pelo convite, pelo entusiasmo e vontade de enriquecer os V. conhecimentos.

 

A. Carlos Jordão
Secretário da Deleg.

 

Colocado em 22.04.2017 por A. Carlos Jordão

 
 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados