Vídeos Informativos

VÍDEO 1

No âmbito do Projecto Parkinson Pára-Quedas, a APDPk partilha neste vídeo o testemunho de uma pessoa com Atrofia Multisistémica (Parkinsonismo Atípico) sobre o que gostaria que os outros fizessem quando cai na rua. Refere que acredita que deveria existir algum conhecimento de como levantar alguém do chão. Uma área que a APDPk quer explorar em vídeos futuros.    

________________________________________________________________________

VÍDEO 2

No âmbito do Projecto Parkinson Pára-Quedas, a APDPk partilha neste vídeo o testemunho de uma pessoa com doença de Parkinson que caiu depois de ter dado uns passos após ter saído do carro. Verificou-se que o impacto do cansaço (fadiga) na marcha (andar) poderá ter sido o factor que mais contribui para a queda. De forma a prevenir nova queda na mesma situação, estudou-se (e treinou-se) uma estratégia para facilitar a saída do carro. Procurou-se reduzir o tempo que a pessoa demora a sair do seu carro, com o objectivo de reduzir o cansaço e, potencialmente, o risco de queda associado à fadiga extrema.  

________________________________________________________________________

VÍDEO 3

No âmbito do Projecto Parkinson Pára-Quedas, a APDPk partilha neste vídeo o testemunho de uma pessoa com doença de Parkinson com 81 anos que caiu na rua e teve ajuda de 2 pessoas para carregar as compras até casa. Com humor, mostra-nos a forma descontraída com que já lida com as quedas. As quedas na doença de Parkinson, podem ser tão frequentes, sendo que na maioria não resultam em consequências graves, e os doentes habituam-se “ao cair”, desenvolvendo uma atitude mais descontraída perante o tema.  

VÍDEO 4

“Não sei se foi por estar em casa …Caí na rua, em pouco tempo, três vezes…”  – Amália, doente de Parkinson, partilha conosco como começou a cair mais depois de ter estado no confinamento de covid-19. Discutimos algumas potenciais causas e estratégias que possam ajudar a minimizar o risco descrito de andar na rua.

________________________________________________________________________