É tempo de Banir o Glifosato de Vez!

14 Julho 2024 Destaque

O glifosato é o pesticida mais utilizado na Europa e representa um terço de todos os herbicidas utilizados.

Uma pessoa pode ser exposta ao glifosato se o pesticida entrar em contacto com a pele, com os olhos ou se for respirado durante a sua utilização. O glifosato persiste no ambiente durante dias ou meses e, diariamente, muitos de nós estão expostos ao glifosato. Está associado à perda de biodiversidade e à mortalidade das abelhas. Além disso, há cada vez mais provas de que a utilização de glifosato apresenta riscos para a saúde pública.

No dia 13 de outubro de 2023, foi realizada uma votação europeia para renovar a aprovação da licença do glifosato por 10 anos. Os representantes dos países da União Europeia (UE) tiveram a oportunidade de aprovar ou bloquear o projeto de regulamento, numa votação à porta fechada, no Comité Permanente dos Vegetais, Animais, Alimentos para Consumo Humano e Animal.

Dado que não houve maioria suficiente, o executivo da UE apresentou a proposta ao comité de recurso. A votação terá lugar no dia 16 de Novembro.

Esta é, portanto, uma oportunidade real para os Estados-Membros solicitarem que a licença da UE do glifosato NÃO seja renovada por 10 anos, como planeado pela Comissão Europeia. 

O que pedimos à União Europeia é que faça jus ao princípio da precaução.

Para saber mais sobre o glifosato, as ligações à doença de Parkinson e esta votação leia o nosso FAQ.