Dicas e Truques
Faça exercício físico
O exercício é importante para todas as pessoas mas, em particular, para pessoas com Doença de Parkinson, uma vez que os músculos e as articulações podem tornar-se rígidos e fracos como resultado dos seus sintomas. Pode igualmente notar que a sua coordenação está a piorar, tornando as atividades diárias mais cansativas. O exercício pode ajudar a atrasar ou reduzir os sintomas motores e a melhorar a coordenação.
Por sua vez, isto pode facilitar as atividades da vida diária, tais como vestir-se ou virar-se na cama.
Sente os pés «colados» ao chão?
Experimente dar um pontapé numa bengala, numa cana ou numa bola faça por levantar o joelho bem alto tente levantar o pé como que para ultrapassar um obstáculo (barras no chão, riscos na tijoleira, etc.) se alguém puser um pé à frente do seu, vai ver que não pisa essa pessoa, antes conseguir dar mais um passo experimente dar as mãos a outra pessoa e andar de costas.
“Check List” para uma consulta médica
Por isso lhe sugerimos a seguinte:
- Qual é a razão para a consulta de hoje?
É de rotina ou tenho algo de importante a dizer ou a perguntar? Sinto-me melhor, pior ou igual desde a última consulta? Se me sinto diferente, qual será a razão? - Medicamentos
Sinto que os seus efeitos são melhores, piores ou iguais desde a ultima consulta? Noto alguma modificação nos sintomas? Estou satisfeito com a presente medicação? - Houve algumas mudanças na minha vida? no meu dia a dia?
- Preciso de mais ajuda?
Que formas de ajuda precisaria? - Tenho vida activa com contactos sociais regulares?
- Tenho alguma pergunta especial ou importante a colocar?
- Há alguma coisa que não percebo?
- Preciso que o médico repita alguma coisa?
- Anotar a data da próxima consulta
- Carimbar a receita
Lista de afazeres
Considere mudar as coisas em sua vida! Comece a olhar ao seu redor…E você verá o mundo inteiro de coisas que você pode fazer. Atividades em que você pode participar, para ajudar os outros. Ter uma lista de tarefas pode ajudá-lo a ficar mais otimista. Seja proactivo, e ajude os outros transmitindo pensamentos positivos e uma lista de tarefas a fazer, podem ajudá-lo a obter o melhor o melhor de uma vida com parkinson.
Sugestões sobre problemas do sono
- Os remédios para dormir não devem ser tomados sem o consentimento do neurologista. O doente corre o risco de entrar em dificuldades por anular os efeitos da sua medicação e de se sentir sem energia durante muitas horas no dia seguinte. Um copo de leite e umas bolachas ao deitar pode muitas vezes fazer efeito.
- A depressão pode causar insónias. A melhor forma de combatê-la é o convívio com outras pessoas e o envolvimento em projectos com influência positiva no dia a dia. O médico deve ser alertado para estados depressivos. Tente pensar em qualquer coisa boa que lhes tenha sucedido ou a alguém que ame. Façam uma lista mental de todas as coisas pelas quais se sente agradecido.
- Tente deitar-se à noite sempre à mesma hora, talvez depois dum duche ou dum banho relaxante meia hora antes.
- Não vá para a cama se estiver muito excitado pelas actividades do dia. Em vez disso, entregue-se durante uma meia hora à leitura ou a ouvir uma música agradável. Quando se sentir ligeiramente sonolento ou menos tenso, deite-se.
- Nunca vá para a cama zangado. Resolva antes o problema ou ponha-o de lado até ao dia seguinte, quando estiver em condições de ver as coisas mais claras.
- Tenha cuidado com as refeições. Faça por que o jantar seja tomado pelo menos duas horas antes da hora de deitar e evite alimentos pesados.
- Antes de se deitar, experimente comer qualquer coisa rica em hidratos de carbono.
- Procure evitar ingerir cafeína da parte da tarde, compreendendo tanto chá e café, como certas bebidas não alcoólicas que contenham cafeína.
- Evite bebidas alcoólicas perto da hora de deitar, pois interferem com a qualidade do sono.
- Use roupas de dormir largas que não restrinjam a capacidade de movimentos na cama. Alguns homens preferem dormir de calções. O importante é usar roupas confortáveis.
- As roupas de cama devem ser frescas e macias e o lençol de cima convém estar preso apenas em baixo. Isto permite maior liberdade de movimentos. Lençóis de cetim podem ser benéficos por facilitarem ao doente de Parkinson as entradas e saídas da cama.
- Use uma ou duas lâmpadas de dormitório para que possam ver minimamente quando tenha de se levantar. Certifique-se de que o chão fica livre de obstáculos, de forma a evitar tropeções e quedas.
- Se estiver com problemas de sono, não se ponha a matutar. Isto só serve para aumentar a sua insónia. Em vez disso, leia um livro ou uma revista, escreva uma carta, faça um puzzle, veja TV ou faça alguma tarefa leve da casa.(incluídas no final do capítulo 6 do livro “Coragem Oculta”).
24 Dicas Úteis
- Quando for a um restaurante, evite ficar sentado em bancos corridos junto à parede. Normalmente, é mais fácil levantar-se duma cadeira do que dum banco. Se for preciso, peça uma cadeira.
- Quando for a um espectáculo, compre bilhetes junto à coxia. Isto facilita ao doente de Parkinson levantar-se para se esticar ou dar uns passos para descontrair os músculos sem incomodar as outras pessoas.
- As cadeiras de braços são preferíveis a outros tipos. Evitar cadeiras com pernas saídas, que atrapalham ao sentar e levantar. Assentos sem costas são cansativos e dão pouco suporte ao doente. Levantar as pernas traseiras duma cadeira ou banco em cerca de 5-6 cm por meio de calços de madeira pode facilitar a acção de levantar.
- Mantenham os pisos livres de obstáculos. Evitar pequenos tapetes que podem originar escorregadelas e quedas. Se o doente tem dificuldades de coordenação, evite mobília frágil e com vidros. São perigosos se o doente se desequilibra e cai.
- Uma cadeira reclinável é excelente para relaxar músculos tensos. Verifique se é confortável, tanto com as costas na vertical como reclinadas, e se o mecanismo de controlo pode ser facilmente manipulado pelo doente.
- Não guarde medicamentos velhos por vários sítios, na casa. Alguns podem ser tóxicos ou estar fora de prazo. Marque claramente os rótulos para evitar erros na medicação. Se tiver dificuldade em engolir um comprimido, esmague-o e misture-o com uma colher de compota. Assim é fácil de engolir.
- Não vá às compras em horas de muito movimento. Planeie as suas idas às compras nas horas boas para o doente, quando se sente ágil. Telefone antes para saber se a loja tem o que vai procurar.
- Use lâmpadas de dormitório no quarto de cama, na casa de banho, na cozinha e no hall ou corredor. Isto evitará que o doente tropece em coisas, especialmente quando se levanta estremunhado ou com falta de sono.
- Quando comprar um carro, escolha um que tenha pegas interiores no tejadilho junto de todas as portas. São indispensáveis para o doente sair do carro ou ajeitar o corpo quando sentado e sentir-se mais confortável. De qualquer modo, estas pegas podem sempre ser mandadas instalar.
- Um atendedor de chamadas com voz alta é de grande ajuda, se o doente é lento a atender o telefone. Muitas vezes leva-se mais tempo a fazê-lo se está sob a pressão de atender logo. Com o atendedor, pode receber e responder às chamadas quando lhe for mais conveniente.
- Use fatos de treino para facilitar a operação de vestir. São confortáveis, quentes e menos frustrantes do que ter que manusear botões e fechos de correr quando se está com dificuldades de coordenação.
- Para fazer a barba usem máquinas eléctricas. Evitam-se os cortes das lâminas afiadas.
- Recomenda-se o uso de escovas de dentes eléctricas. Limpam eficientemente e exigem um movimento mínimo da mão. O cabo é maior do que o duma escova vulgar e mais fácil de segurar.
- Traga consigo uma garrafa de água ou sumo para tomar medicamentos quando estiver fora de casa. Também existem os pequenos pacotes de sumo com palhinha incluída, que são óptimos para as viagens.
- Use copos de papel ou plástico, o que evita os problemas de vidros partidos quando caem.
- Existem empresas especializadas em artigos e vestuário para o seu caso. Peça catálogos.
- Nas noites frias, durma de meias.
- Tenha livros, revistas e puzzles perto da sua cadeira favorita para que, numa noite de insónia, possa ter à mão qualquer coisa que lhe distraia a mente do seu desconforto.
- Beba os líquidos por palhinhas, o que fortalecerá os seus músculos faciais.
- Evite sapatos de sola de borracha ou crepe. Agarram-se ao chão e podem causar quedas.
- Nunca empurre um doente de Parkinson. Coloque-se ao seu lado e ofereça ajuda. Havia alturas em que Bob (marido da autora) “precisava de arranque”. Eu então colocava-me na sua frente, ele punha as mãos nos meus ombros e avançava à medida que eu recuava lentamente. Então, eu retirava-me e ele sentia-se capaz de continuar a andar.
- Quando escrever, use uma mola para prender o papel.
- Traga sempre consigo uma peça identificadora que possibilite às outras pessoas saberem que tem DP.
- Eis um aviso da Newsletter, do Outono de 1989, da St.Louis MO Parkinson: “Muitas pessoas usam sacos de plástico nos assentos dos carros para entrar e virarem-se mais facilmente. Estes sacos podem ser de grande perigo se o carro parar de repente. O passageiro, mesmo com o cinto de segurança, pode escorregar para a frente e ferir-se. Compre uma almofada giratória num estabelecimento de artigos médicos. A parte superior desta almofada roda o seu corpo para a posição desejada sem que a parte inferior da mesma saia do lugar.”
(Mesmo que alguns destes conselhos, provindo duma civilização algo diferente da nossa, possam ser difíceis de aplicar, no seu conjunto fornecem uma série de ideias muito úteis, capazes de facilitar a vida em pequenas coisas que, por vezes, levantam problemas estúpidos e que podem ser de fácil solução.)
(In “Coragem Oculta” de Lucille Carlton)